TEORIAS E ESCRITA DA HISTÓRIA


O termo “História Nova” ou “Nova História” passou a ser utilizado na década de 1980 por historiadores que buscaram uma renovação no modo de se escrever e interpretar a História.

Em termos teórico-metodológicos, qual a definição pode-se atribuir à Nova História?


Uma história linear, factual e que aborda os grandes temas culturais.


Uma história que privilegia a interdisciplinaridade, a longa duração, temas relacionados ao cotidiano e às sensibilidades.


Uma renovação da historiografia positivista, que aborda não só os grandes acontecimentos políticos, mas também os sócio-culturais.


Uma história que privilegia os estudos sócio-econômicos, a luta de classes e os conflitos sociais.


Uma história estruturalista, voltada para os temas econômicos.

O movimento iniciado em torno da revista dos Annales teve como característica a reflexão de dois historiadores tanto em relação à sua área de estudos, como sobre suas formas de trabalho. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, tais preocupações:


Partir da noção de uma história-problema. Tirar a história de seu isolamento disciplinar. 


Valorizar a criação de arquivos. Elevar a história à categoria de ciência. 


Tirar a história de seu isolamento disciplinar. Partir da noção de uma história-problema.



Sabe-se que os historiadores da Micro-História apresentam várias divergências teóricas, porém, existe um elemento que é comum. Nesse sentido, a Micro-História surgiu mais como uma proposta metodológica pautada na(o):


redução da escala de análise.


estudo etnográfico.


ênfase na história biográfica.


análise das elites sociais.


estudo das relações de poder.

O ano de 1848 ficou conhecido na História como a Primavera dos Povos, em consideração às revoluções ocorridas nesse ano na Europa, assim como à participação da classe trabalhadora nos eventos políticos desse período. Uma linha de pensamento filosófico e historiográfico se manifestava, nesse momento, a favor da participação da classe trabalhadora nos movimentos políticos e sociais. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que apresenta corretamente o nome dessa linha ou corrente historiográfica: 


Nova história


Historicismo


História cultural


Marxismo


Positivismo

“A caminhada que a humanidade fez explica muito sobre a própria humanidade, assim como o que uma pessoa faz explica muito sobre ela. É à caminhada da humanidade que damos o nome de processo histórico.” (BORGES, 1980, p. 48) Nesse sentido, deve-se entender por processo histórico:


As ações humanas numa dada sociedade que não apresenta, necessariamente, uma linha constante e progressiva de desenvolvimento.


As transformações ocorridas entre Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.


As transformações ocorridas entre os vários calendários históricos adotados pelas diversas civilizações.


As transformações históricas que ocorreram no mundo e estabeleceram uma ruptura com o passado.


A linha constante e progressiva de todo desenvolvimento na história da humanidade, englobando todas as culturas.

Ao tratar da concepção de infância, Philippe Ariès afirma que a sociedade medieval ignorava a infância e sua inserção na sociedade se dará a partir da modernidade. A criança pouco ou raramente era abordada pela história, apesar de sempre existir em todos os contextos históricos. A construção da criança e da família numa concepção social é uma proposta historiográfica recente, que tem por metodologia:


O recorte de curta duração.


A relação história e literatura.


O tempo de longa duração.


A análise socioeconômica.


O estudo das mentalidades.

A ampliação das fontes documentais permitiu ao historiador conhecer as representações criadas pelos sujeitos em diferentes realidades históricas. Metodologicamente, o uso de documentos não escritos, como as imagens, por exemplo, levou o historiador a buscar aproximação com outras ciências para analisar novas fontes.

No estudo da imagem histórica, destacam-se as contribuições das seguintes ciências:


Sociologia, Ideologia e Imaginário.


Semiologia, Iconografia e Iconologia.


Fotografia, Pintura e Autorretrato.


Estruturalismo, Semiologia, Linguística.


Imaginário, Mentalidade e Antropologia visual.

Toda história para ser contada, interpretada ou analisada precisa do apoio de fontes documentais. De acordo com os pressupostos teórico-metodológicos de cada historiador, o documento será visto com um determinado olhar. Assinale a alternativa que melhor apresenta o pressuposto metodológico da escola dos Annales em relação ao documento histórico.


Os arquivos públicos são indispensáveis na pesquisa histórica.


Os documentos oficiais servem como fonte fidedigna do passado.


A iconografia tem importância privilegiada nessa metodologia.


Os documentos escritos são a base de uma história verdadeira.


O documento histórico não é capaz de falar por si só.

A Escola Positivista, também chamada de Metódica, surgiu na segunda metade do século XIX e foi a primeira corrente historiográfica a elaborar um método de investigação em História. [ENADE História, Inep, 2014]

Sobre os métodos de pesquisa elaborados pelos positivistas para o estudo dos documentos, avalie as seguintes afirmações:

I. Era necessário contemplar a crítica das fontes de pesquisa, pois o conhecimento histórico é indireto e não observável.

II. A crítica externa consistia nos trabalhos preliminares do historiador para estabelecer a procedência dos documentos, após ter selecionado as fontes do passado que pretendia estudar.

III. A neutralidade científica norteava o pesquisador, que por sua vez deveria ser imparcial ao analisar os documentos, já que as fontes falam por si mesmas, sem necessidade de interpretação.

IV. As ideias contidas nos documentos deveriam ser estudadas isoladamente, ou seja, sem a contaminação do contexto no qual haviam sido produzidas, do contrário, a produção histórica não seria científica.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:


II e III.


I, II e III.


I e III.


II, III e IV.


II e IV.

Uma das grandes conquistas da Nova História foi ampliar o conceito de fonte histórica e alargar o campo da pesquisa historiográfica, possibilitando que novos temas, por muito tempo considerados insignificantes, viessem à tona. Um conceito muito importante, e ao mesmo tempo caro à historiografia, apareceu com a fundação dos Annales e ressurgiu com todo vigor na chamada “terceira geração” dos Annales. Assinale a alternativa que apresenta corretamente este conceito.


Circularidade cultural.


História material.


Mentalidades.


Apropriação e representação cultural.


História eventual.

Páginas: 123456

Este site é gratuito e seu propósito de uso é estritamente educacional, todo o conteúdo aqui presente foi enviado por seus utilizadores. O objetivo deste site é fornecer um ambiente seguro para que os estudantes de cursos EAD possam compartilhar perguntas e respostas para auxiliar nos estudos. Todo material enviado é de responsabilidade de quem o enviou.